16 de February de 2016 às 13:10

Lançamento FIAT TORO

 
O Fiat Toro foi oficialmente apresentado à imprensa durante o evento realizado em Campinas-SP no dia 15 de Fevereiro de 2016 e a equipe do BF///MS foi convidada a participar e acompanhar a novidade.

O veículo apresentado une qualidades de SUV, de picape e de automóvel. Traz versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que promete atender necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

O Fiat Toro é um Sport Utility Pick-up (SUP). Reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas e levando até uma tonelada.

O Fiat Toro foi construído sobre a plataforma global Small-Wide. Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma estrutura monobloco. Traz uma carroceria forte, apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas, feita para encarar obstáculos, visando o conforto e o silêncio a bordo.

A tampa da caçamba bipartida - Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. A tampa facilita o acesso ao compartimento de cargas ― a caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com um extensor, aumentando o comprimento da caçamba.

Conjunto ótico - O grupo ótico superior tem um formato ousado. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais.


O logo Fiat aparece parcialmente inserido no capô musculoso, completando a faixa cromada. Ainda na parte mais inferior da dianteira, os faróis auxiliares, totalmente integrados, compõem o design frontal do Fiat Toro.

Na lateral do Toro, a linha de cintura elevada enfatiza a sensação de proteção e dinamismo. Por sua vez, as caixas de roda alargadas e abrangentes reforçam a imagem de força do modelo.

A traseira - A solução radical começou na tipologia da tampa. Dividida exatamente no centro, suas duas portas oferecem uma versatilidade de uso. As lanternas traseiras com LEDs trazem posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo.

Internamente, foi planejado para oferecer conforto, excelente ergonomia e a sensação de qualidade de um carro de luxo. 

O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5” que proporciona muita interatividade e personalização.

Com carroceria e bancos elevados, a sensação é de se dirigir um SUV. Os bancos trazem regulagem elétrica na dianteira. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas.

Suspensão – O Fiat Toro apresenta ainda suspensão totalmente independente na dianteira e traseira. A dianteira traz o sistema McPherson e a traseira é multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.
Além disso, esta suspensão independente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

O conjunto motor/câmbio  (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema de fixação, inclusive com coxins hidráulicos, para isolar com eficiência o interior do Toro de ruídos e vibrações.

Sua direção com assistência elétrica, em conjunto com a suspensão, prometem rodar suave e confortável, comparável ao de um automóvel.

Segurança e tecnologia a bordo – O Fiat Toro traz estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração. Chega também com sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. Além disso, o Fiat Toro pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).

O modelo conta também com a tecnolgoia Isofix para fixação de cadeiras de crianças.

A chave - A chave canivete com telecomando do Fiat Toro demonstra muita tecnologia, basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry 'N' Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.

Até tarefas corriqueiras de manutenção foram aperfeiçoadas com a eletrônica, caso do monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que avisa qualquer irregularidade mesmo com o Toro em movimento. Na tela do painel, avisos também mostram qualquer disfunção ou necessidade de manutenção. Mesmo a direção com assistência elétrica conta com monitoramento através do STC, o controle eletrônico de esterço.

A segurança ao rodar também tem vários recursos, como o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o TTC, gerenciando a transferência de torque para as rodas.
Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

Versões – O Fiat Toro já chega com muitas possibilidades de combinação de motor, câmbio e tração, pronto para o uso urbano e para o fora de estrada. Serão quatro versões – Freedom 1.8 16V Flex AT6, Freedom 2.0 16V Diesel (com câmbio manual de 6 marchas) 4x2 e 4x4 e a top da gama, Volcano 2.0 16V Diesel AT9 4x4. Mais a série especial de lançamento: Opening Edition 1.8 16V Flex AT6.

Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4P

Essa versão de entrada vem com o motor 1.8 Flex, tração dianteira, já equipada com câmbio automático de 6 marchas.

Seu motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado especialmente para o Fiat Toro, ganhando o VIS (Variable Intake System), tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com o VIS, o Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além  do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas revela mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, faixa de utilização na maioria dos grandes centros urbanos. Um motor extremamente econômico na categoria e com respostas rápidas na cidade.

Usando o câmbio automático de 6 marchas perfeitamente integrado ao motor, com gerenciamento eletrônico, a versão Freedom 1.8 16V garante boa performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro).

Mesmo sendo a versão de entrada, o Toro Freedom 1.8 Flex já vem muito bem equipado de série com piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de partida em subidas) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade.

Para o conforto, a versão Freedom traz também de série banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

E ainda existem dezenas de opcionais, que vão de rodas de liga leve de 16”, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus até o teto solar, passando por câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P

Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento do Fiat Toro, a Opening Edition, traz ainda mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta ainda com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. E tem mais: caracterizações exclusivas da versão, como revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4x2 e 4x4

O Freedom também tem duas outras versões com o consagrado motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA. Tem potência máxima de 170 cv e mostra o excelente torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Estas duas versões do Toro Freedom trazem sempre câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4x2 ou 4x4.

Elas trazem todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel com tração 4x2 vem ainda com Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter.

O Toro Freedom 2.0 diesel 4x4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Volcano, a versão topo da gama do Fiat Toro

Como topo da gama, o Fiat Toro tem a versão Volcano. Muito sofisticada e equipada, ela chega com as mesmas vantagens do motor 2.0 turbodiesel, com o sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas e com tração nas quatro rodas.

Muito bem equipado de série, o Toro Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores, e traz ainda mais: ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos) e muitas outras tecnologias. Uma versão completíssima para consumidores exigentes.

Inovação também no pós-vendas – O Fiat Toro chega na rede de concessionárias da marca com 3 anos de garantia de fábrica completa e ainda traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.

Outra comodidade que a marca  inaugurou com o Fiat Toro é o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões  para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.


Em customização, a Fiat trouxe mais de 50 opções de acessórios desenvolvidos para o Toro juntamente com a engenharia. Esses itens foram  divididos em cinco categorias: Personalização, Segurança, Áudio&Video, Lazer e Conforto.

Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica ― o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.

E com toda a inovação, sofisticação e qualidade, o Toro renova a tradição da Fiat em antecipar o desejo dos brasileiros, que começou em 1976 com o lançamento do 147. Dois anos depois, em 1978, já surgiu o Fiat 147 Pick-up, a primeira picape derivada de um carro de passeio. Uma sintonia fina com o mercado que continuou com o entre-eixos mais longo do Fiorino, o eixo traseiro Ômega e com a picape Strada nas versões Adventure, cabine estendida, cabine dupla, Locker e também a cabine dupla três portas. São quatro décadas de inovação, comemoradas a partir de agora com a chegada do Fiat Toro.

Tabela de valores fornecida durante o lançamento:

Freedom 1.8 flex AT 6 marchas 4x2 R$ 76.500
Opening Edition 1.8 flex AT 6 marchas 4x2 R$ 84.400
Freedom 2.0 turbodiesel MT 6 marchas 4x2 R$ 93.900
Freedom 2.0 turbodiesel MT 6 marchas 4x4 R$ 101.900
Volcano 2.0 turbodiesel AT 9 marchas 4x4 R$ 116.500

PS.1: As informações desta matéria são derivadas do release oficial fornecido pela própria FIAT, em breve o BF///MS pretende fazer o teste do Fiat Toro e dar suas próprias opiniões e impressões.

PS.2: A equipe BF///MS não possui vínculo com nenhuma montadora ou marca, todas as coberturas, lançamentos e novidades são feitas de forma independente ou através de convites, não recebendo qualquer tipo de ajuda financeira.

Fonte: http://www.fiatpress.com.br/releases/gerenciarReleases.do?operation=visualizarRelease&idRelease=1619